O lipedema é uma doença bastante prevalente entre as mulheres. Descoberta em meados do século XX recebeu pouca atenção até o início deste século. Nos últimos anos surgiram diversos consensos de sociedades médicas e múltiplos artigos científicos estudando o tema.
O lipedema é uma doença de causa ainda desconhecida, mas teorias sobre sua gênese surgiram nos últimos anos. Atualmente sabe-se que é uma doença de herança genética, com provável limitação ao sexo feminino. Acredita-se também que há uma mediação inflamatória envolvida na doença, responsável por dano aos vasos linfáticos e à nutrição sanguínea das células de gordura (adipócitos). Outro ponto sobre sua origem está na mediação hormonal, causada pelo estrogênio, nos adipócitos.
Em que período da vida a doença geralmente se manifesta?
O lipedema manifesta-se, usualmente, em épocas de pico hormonal, como a puberdade, gestação e menopausa. Durante esses períodos iniciam-se os sinais e sintomas da doença.
Diagnóstico:
O diagnóstico do lipedema é clinico e deve ser feito sempre com o acompanhamento de um médico com experiência na doença. Sinais e sintomas como dor e desconforto nas coxas e pernas, desproporção e inchaço nos membros e presença de hematomas sem causa aparente são comuns em múltiplas doenças, por isso o diagnóstico médico é essencial.
Doenças como varizes, insuficiência venosa, trombose, linfedema e lipo-hipertrofia podem ser confundidas com o lipedema, retardando seu tratamento.
Tratamento:
O tratamento do lipedema é multifacetado e não há cura. A chave para o tratamento ideal é a terapêutica multidisciplinar. Uma dieta adequada para lipedema, associada a tipos específicos de exercícios físicos e/ou fisioterápicos, além de medicações, são essenciais para o adequado tratamento. Utilizar apenas uma dessas estratégias não resolverá o problema e acarretará em frustração e piora da dos sintomas.
Um tratamento adequado é a chave para a não progressão da doença!!
Se tem alguma dúvida sobre lipedema, seu diagnóstico e tratamento, agende uma consulta pelos telefones ou WhatsApp!
Sua qualidade de vida pode estar em jogo!
Para saber mais sobre lipedema:
https://vascularpedroborges.com.br/como-o-exercicio-fisico-ajuda-no-tratamento-do-lipedema/
https://vascularpedroborges.com.br/existe-remedio-para-curar-o-lipedema/
https://vascularpedroborges.com.br/controle-alimentar-no-lipedema-e-tao-dificil-quanto-falam/