As artérias carótidas são as artérias que levam sangue do coração ao cérebro. Esses vasos passam ao lado da traquéia e sua pulsação pode ser sentida logo abaixo da mandíbula.
O tabagismo, o diabetes e a pressão alta causam inflamação na parede das artérias, principalmente nas carótidas. Essa inflamação, com o tempo, causa o acúmulo de placas de gordura nas paredes do vaso. Essas placas, caso não tratadas, tendem a crescer, causando um estreitamento do vaso.
Com o crescimento, essas placas tornam-se frágeis e pequenas porções delas, ou mesmo trombos que se formam ao seu redor, desprendem-se e chagam à circulação cerebral, causando o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que pode cursar com sequelas graves e até mesmo a morte.
Objetivo da Cirurgia
O objetivo da cirurgia das carótidas é a prevenção do AVC. Há dois tipos de procedimento com esse objetivo: A endarterectomia (cirurgia aberta) ou a angioplastia com stent (cateterismo).
A escolha entre os dois será feita após a análise da anatomia da placa, condição clínica e preferência do paciente.
Sendo assim, em ambos os casos são cirurgias que duram entre 1 e 2 horas e necessitam de recuperação pós-operatória em leito de UTI, com vistas ao monitoramento das condições vitais do paciente.
Pós procedimento
Após o procedimento, o paciente deve manter consultas de revisão semestrais, nas quais ele será avaliado e um ecodoppler será realizado para averiguar as condições da cirurgia/stent.
Ficou alguma dúvida em relação à cirurgia da artéria carótida?
Marque uma consulta! A prevenção do AVC é primordial!