Muitas mulheres possuem a dúvida acima, afinal, há uma relação entre a gestação e varizes?
A resposta é: SIM
A gestação é um fator predisponente para varizes de membros inferiores. Essa predisposição ocorre por dois fatores:
- Aumento da pressão abdominal por conta do útero gravídico.
Conforme o útero vai aumentando de tamanho, e ocupando mais espaço dentro da cavidade abdominal, os outros órgãos vão sendo comprimidos, entre eles, as veias ilíacas. Esses vasos possuem paredes finas que diminuem de tamanho com essa pressão exercida pelo útero, tornando o retorno venoso dos membros inferiores mais difícil e aumentando a ocorrência de varizes.
Na gestação os hormônios sexuais femininos sofrem uma grande oscilação, afetando as paredes das veias dos membros inferiores e causando sua dilatação.
Esses fatores somados, aumentam sobremaneira a ocorrência de varizes de membros inferiores nas mulheres gravidas. Além disso, varizes em localizações atípicas, como vulva, vagina e glúteos, também podem ocorrer!
E podemos tratar as varizes durante a gestação?
Idealmente deve-se aguardar o término da gestação e do puerpério imediato para realizar o tratamento das varizes. Isso justifica-se porque com o término da gestação o útero volta ao seu tamanho normal, diminuindo a hipertensão nas veias da perna e consequentemente as varizes, bem como os hormônios oscilam menos, também contribuindo menos para as varizes.
Por conta disso, após a gestação as varizes tendem a ser menores e mais facilmente tratadas.
Também não existem estudos sobre o uso da escleroterapia durante a gestação, bem como qualquer tipo de cirurgia deve ser adiada neste período, buscando a segurança tanto da mãe quanto do bebê.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Fale conosco e agende uma consulta!
Em São Leopoldo – (51) 99994-8891
Em Porto Alegre – (51) 99584-8800
Em Sapiranga – (51) 99778-9989